sábado, 26 de setembro de 2009

Tipos Musicais de Cabo Verde

M O R N A

A Morna é uma forma musical de Cabo Verde. Este género musical tem por espinha dorsal a "Sodade" — Saudade. Tradicionalmente tocada com instrumentos acústicos, a morna reflecte a realidade insular do povo de Cabo Verde, o romantismo intoxicante dos seus trovadores e o amor a terra (ter que partir e querer ficar).

Nos últimos anos a morna foi imortalizada pelas célebres cantoras Cesária Évora e Fantcha nomeadamente em Paris e nos Estados Unidos; O timbre da voz destas duas divas tem conquistado e alargado o público da morna de Cabo Verde a L'Olympia a Carnegie a Hollywood Bowl ao Canecão.

C O L A D E I R A

A coladeira (crioulo: coladera) é um género musical e tipo de dança de Cabo Verde.


B A T U Q U E

O batuque é um género de música tradicional da ilha de Santiago, todavia é no Tarrafal onde se vive com mais intensidade este ritmo musical. De origem africana, surgiu em Cabo Verde, provavelmente só na ilha de Santiago, e é feito num ritmo de tempo binário porém de divisão ternária, marcado pela percussão das "tchabetas" e "palmas" acompanhadas pela cimboa monocórdica, às quais se juntam o canto e a dança.

Ao ritmo do batuque é cantado o "finaçon", uma melopeia que consiste num encadeamento de provérbios ou assuntos do quotidiano, declamados, com inflexões normalmente improvisados e cantado por uma mulher.

Estes improvisos podem arrastar-se por horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário